Movimentos e transformações
Observe o movimento, nele há transformações. Movimentos diários, movimentos políticos, movimentos estéticos e plurais, movimentos sutis, outros nem tanto. Antes, porém, de qualquer ação, o pensamento se movimenta em direção à reflexão da vida e da morte. A arte acompanha esses movimentos ao longo do tempo, pois a humanidade se move incessantemente, e nesse processo, a arte foi e ainda é contemplativa, fútil, útil, foi e ainda é provocativa, libertadora, desigual e transformadora. Nesta dicotomia, a arte é educação, é movimento e transformação.
A diversidade de movimentos proporciona ao mundo várias experiências éticas, estéticas e anestésicas. Ou paramos ou caminhamos. É no caminhar que se faz o movimento de aprender, de sentir, de observar as transformações. A proposta da IV MOLA (MOSTRA LATINO-AMERICANA DE ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL), evento situado e compartilhado com o XIV EDEA (ENCONTRO E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL), organizados pelos discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS) ocorre a partir de 22/06/2022 até 25/06/2022, e apresenta como temática para o ano de 2022 “Movimentos e transformações”. Propõe aos artistas, comunidade em geral, pensar o meio ambiente, social, político, econômico e cultural na perspectiva de articulação arte/educação ambiental como um modo particular de pensar e rever atitudes, verdades e conceitos. Busca nesta temática a motivação de situar a condição humana para pensar como o ser humano se movimenta e transforma realidades.
Em um mundo globalizado, vivemos em crises generalizadas, sociais, políticas, econômicas, e biológicas, pois todas as crises são ambientais. Na perspectiva da educação ambiental, esperamos obras de arte que provoquem o imaginário, que traduzam os sentimentos de revolta e de esperança, de impacto e de harmonia, pois é na sensibilidade do artista que todas as dicotomias convivem e despertam impressões e expressões nas linguagens artísticas da ilustração, da fotografia, do audiovisual (incluídos dança e música) e da poesia. Além dessas, a MOLA conta com a categoria escolar, ressaltada na identidade visual do evento, pois representa os processos de transformações e movimentos do ponto de vista de uma criança.
Acreditando nas transformações proporcionadas pela Educação Ambiental e a relação com a arte, a MOLA busca refletir, através das obras, as transformações na aventura de viver. Como o sociólogo Edgar Morin afirma: “Conhecer o humano não é separá-lo do Universo, mas situá-lo nele.” Quem somos nós? Onde estamos, de onde viemos e para onde vamos? Movimentos e transformações!!
Desejamos um ótimo evento!
Da organização.
Título 4
Visualizar com 80% de zoom
Site desenvolvido e mediado por Maria Cristina Pastore
Contato
Comissão IV MOLA